0

Controle de BankRoll

Bankroll
Dando continuidade aos artigos um pouco mais técnicos, se você pretende jogar poker a longo prazo(o que é o meu caso), então você precisa aprender a gerenciar o seu bankroll. Não importa o quanto você é bom, você estará propenso à variância e perderá dinheiro regularmente. O gerenciamento do seu bankroll é o que impedirá você de quebrar e também fará com que você saiba quando deve subir ou descer de nível.
O que é Bankroll?
O seu bankroll é a soma de todo o dinheiro que você utiliza para jogar poker.
Você sempre deve saber exatamente qual é o seu bankroll, pois é ele que definirá qual o nível de apostas mais confortável para você jogar. Você pode até criar uma tabela com o crescimento do seu bankroll diário, com os limites para subir ou descer de nível, ou da forma que achar mais conveniente.
O que é variância ?
A variância é uma medida estatística que avalia a tendência dos seus resultados. É importante que essa medida lhe a ajude você a não se afastar do esperado ou ainda a tendência dos seus ganhos de se afastarem dos ganhos previstos.
Existem dois tipos de variância:
1. Variância positiva – ganhar mais que o previsto.
2. Variância negativa – ganhar menos que o previsto.
É claro que a maioria dos jogadores não reconhece quando seus resultados são melhores que o previsto, ou seja, quando se “está com sorte”. Eles somente se lembram e se enfurecem quando se “está com azar”.
Regras básicas do gerenciamento de bankroll
Os métodos mais simples de controlar o seu bankroll são os de controle por quantidade de buy-ins, “20 buy-ins”, “40 buy-ins” e etc. (Lembrando que este artigo está voltado para Cash Game – No Limit Texas hold ‘em).
Buy in = Quantidade requerida para você entrar em uma mesa.
Em geral usa-se 100 Big Blinds como valor padrão para juntar-se à uma mesa de Cash Game – No Limit Texas hold ‘em, por exemplo: Se o Big Blind que está sendo praticado na mesa é de $1 dólar, o Buy in será de $100 Dólares, e se o método que está utilizando para gerenciar seu bankroll é o de 40 buy-ins, então você deve ter $4.000 doláres em caixa para pensar em sentar em uma mesa deste limite.
É isso mesmo o que dizem os livros dos melhores especialistas! Se você quer sentar numa mesa de BB (Big Blind) no valor de U$1,00 dolar, você deve ter um caixa de U$4.000,00 reservado para jogar poker. (Modo Conservador)
Regras Gerais para Gerenciamento de Bankroll
Conservadora – 40 Buy-ins
Deve-se manter 40 Buy-ins do bankroll para o nível que está jogando, caso perca 5 Buy-ins desça para um nível que comporte os 40 Buy-ins. Para subir de nível deve-se ter 40 Buy-ins do nível desejado.
Moderado – 30 Buy-ins
Deve-se manter 30 Buy-ins do bankroll para o nível que está jogando, caso perca 5 Buy-ins desça para um nível que comporte os 30 Buy-ins. Para subir de nível deve-se ter 30 Buy-ins do nível desejado.
Agressiva – 20 Buy-ins
Deve-se manter 20 Buy-ins do bankroll para o nível que está jogando, caso perca 5 Buy-ins desça para um nível que comporte os 20 Buy-ins. Para subir de nível deve-se ter 20 Buy-ins do nível desejado.
Exemplo prático utilizando metodo Moderado:
Pretende-se jogar em uma mesa onde a Bigbet é $0.10, portanto como visto acima deve-se ter 100 bigbets para sentar a mesa, 100*0.10 = $10.
Qual é o Bankroll necessário ?
R: $10 * 30 = $300
Qual é o momento para descer de nível e para qual nível ?
R: Perdeu-se 5 Buy-ins($50), desce-se o nível até comporte os mesmos 30 Buy-ins. $300 – $50 = $250, $250/30 ~ $8
Seu novo limite de Buy-in é de aproximadamente $8, então sua bigbet máxima passa a ser de 0.08.
Agora vamos supor que, aos poucos, você ganhou U$300,00 e dobrou. Sua bankroll agora tem U$600,00. Isso significa que (modo moderado) você pode sentar numa mesa de Buy-In U$20,00.  O que seria uma mesa com BB de U$2,00.
Abs e boa sorte nas Mesas

vriberti

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *